A Reeducação Postural Global ou RPG é um método de tratamento de fisioterapia, desenvolvida na França em 1981, pelo Fisioterapeuta Philippe Emmanuel Souchard. Ele trabalha com realinhamento, balanceamento e reorganização do sistema musculoesquelético.
De forma mais clara, a RPG reeduca a postura e alivia compensações nos músculos e articulações através de alongamentos estáticos de grupos musculares interligados, provocando o que chamamos de fluagem em tecidos adjacentes às fibras musculares.
Um dos seus princípios é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural. Para isso, usam-se posturas que trabalham o corpo todo simultaneamente, dando ênfase, cada uma delas, a uma cadeia muscular. As posturas nada mais são do que movimentos lentos, graduais e progressivos, que duram aproximadamente 20 minutos cada. Elas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, a fim de trabalhar o principal músculo da respiração que é o diafragma.
A sessão dura aproximadamente uma hora, sendo realizada em geral, uma vez por semana. O progresso vai depender essencialmente do paciente. De quão rápido ele procurou pelo tratamento, qual é seu nível de percepção corporal, se agregou seus conhecimentos adquiridos com o fisioterapeuta para mudanças em seu ambiente domiciliar e no trabalho. A idade também é fator primordial. Quanto mais jovem, melhores e mais rápidos os resultados, logicamente abordando todo o contexto do paciente.
Os adolescentes são os principais pacientes encaminhados pelos médicos. Mas não são apenas eles que estão sujeitos a uma postura incorreta. Crianças, adultos, idosos de ambos os sexos, podem sofrer alterações posturais importantes e consequentemente, dor.
Suas indicações são:
- Patologias do sistema musculo-esquelético com sintoma de dor;
- Dores lombares como hérnia de disco lombar, ciático, escoliose, discopatia , hiperlordose, espodilolistese;
- Dores torácicas como hipercifose, bico de papagaio; dores cervicais como hérnia de disco cervical, cervicobraquialgia;
- Má postura; enxaqueca; bursites; torcicolos; LER (lesões por esforços repetitivos);
- Encurtamento muscular devido estirão de crescimento;
- Joelhos valgos ou varo;
- Desabamento do arco plantar;
- Pé cavo;
- Disfunção na ATM.