A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório.
O objetivo sempre será liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão. Para tal, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos que mobilizam a secreção, fluidificam e facilitam a sua retirada, como o flutter, nebulizador e o respiron. Os exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios.
Como indicações destacam-se:
- pacientes com produção excessiva de secreção.
- pacientes com insuficiência respiratória aguda e que apresentam sinais clínicos de acúmulo de secreção (ruídos adventícios, alterações gasométricas ou de radiografia torácica).
- pacientes com atelectasia lobar aguda, na presença de anormalidades na relação ventialção/perfusão causadas por pneumopatia unilateral.
- bronquiectasia
- síndromes ciliares discinésicas
- bronquite crônica
- fibrose cística
- DPOC ( doenças pulmonares obstrutivas crônicas ), como asma, enfisema, etc.
- além do emprego preventivo em pacientes acamados no período de pós-operatório ou ainda nos portadores de doenças neuromusculares.
A sessão terá duração de uma hora e o tratamento utilizado será avaliado pelo fisioterapeuta no primeiro contato com o paciente.
Lembrando que o tratamento domiciliar utiliza técnicas não invasivas.
Agende aqui sua sessão